Certamente, a maioria dos brasileiros já provou essa deliciosa receita. Sim, ela é, obviamente, um prato muito famoso e adorado por muitos brasileiros. O estrogonofe é uma receita bem antiga, com várias teorias e suposições sobre onde e quando surgiu.
Alguns dizem que ela surgiu como Boeuf Stroganov, que era, na verdade, a mistura de uma palavra russa e outra francesa, por conta da influência aristocrática russa. Em francês, boeu significa “bife”, que foi unido ao verbo russo strogat, “cortar em peaços iguais”. Há quem afirme que essa receita foi criação dos soldados russos nos séculos XVI e XVII, em Carélia, fronteira com a Finlândia. Naquele local, para conseguirem continuar vivos e vencer o duro inverno da região, precisavam manter a carne com sal grosso em barris com aguardente. No momento da refeição, eles cozinhavam a carne com gordura e cebola, colocando creme de leite já azedo, chamado de smitana. Ao voltarem dessa luta, o estrogonofe teria sido melhorado pelos chefs franceses para ser servido nos Palácios dos Generais.
Por outro lado, relatos narram que o nome da receita foi uma homenagem ao senhor Pavel Alexandrovich Stroganov, um comandante estadista militar russo, ajudante-geral de Alexandre I, herdeiro de uma das famílias mais prestigiadas e respeitadas da Rússia. Afirmam que ele mesmo orientava os seus chefs franceses a adicionarem especiarias russas às receitas francesas. Dessa forma, a receita miscigenada com carne bovina, mostarda francesa no tempero, acrescida de cogumelos e um creme azedo, levou o nome de estrogonofe em homenagem ao seu feitor. Desse modo, o consenso é de que a origem do prato é russa.
Após a revolução da Rússia, muitos fugiram para outros países europeus e, desse modo, o estrogonofe chegou à França, onde foi aprimorado. Da Europa, seguiu para outros continentes. Os americanos acrescentaram à receita o tão consumido e famoso ketchup. Independentemente de qual seja a verdadeira história por trás da receita, podemos dizer que a Rússia tornou essa comida seu legado, uma vez que é um prato degustado em todo o mundo, é um dos mais adorados e possui releituras em todos os continentes.
Quer servir um prato delicioso, fácil e rápido? Prepare um estrogonofe! Certamente você receberá elogios.
Chef Olga Vereiski
Culinária Russa
Porções: 4
Tempo de preparo:
90min
Ingredientes:
1 kg de ponta de alcatra cortada em tiras e em espessuras iguais
1 cebola média picada em pedaços pequenos
200 g de cogumelos Portobello frescos fatiados
3 colheres de sopa de molho inglês
2 colheres de sopa de farinha de trigo
Água fervente
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Folha de louro
200 ml de creme de leite fresco (Smetana)
Óleo para refogar
Modo de preparo:
Em uma frigideira, refogue os cogumelos Portobello fatiados com o sal.
Reserve o caldo que se formou.
Coloque as duas colheres de sopa de manteiga na frigideira e deixe apurar (esse processo é rápido). Reserve. Em seguida, refogue a carne no óleo e reserve também o caldo que se formar.
Assim que a carne começar a fritar, acrescente a cebola picada, misture tudo e, depois de 2 minutos, acrescente o sal.
Continue dourando até a cebola murchar. Depois de dourado, acrescente a farinha de trigo e mexa para misturar bem.
Após isso, despeje o caldo da carne e dos cogumelos que foram reservados.
Se necessário, complete com água quente até cobrir a carne.
Acrescente o molho inglês, a pimenta-do-reino preta a gosto e a folha de louro e deixe ferver.
Verifique aqui se está bom de sal. Deixe apurando em fogo baixo, mexendo de vez em quando e junte os cogumelos em seguida.
Quando o molho encorpar, acrescente o creme de leite fresco e deixe ferver um pouco. Em seguida, desligue, está pronto!
Dica
O uso da farinha de trigo nesta receita é para deixar os pedaços de carne bem soltos. A moda russa, o Estraganov é acompanhado de trigo sarraceno, batatas cozidas e servido com dill, uma bela erva aromática picada.