Receita:

Pastel de Nata

Os charmosos pastéis de nata são famosos e conhecidos por todo mundo. Nasceram em Belém, um bairro da cidade de Lisboa, em Portugal. Esse bairro tem como característica os vários monumentos importantes da capital portuguesa, e a Torre de Belém é um desses símbolos. O interessante é que Belém, muito antes de se tornar um bairro, era um povoado chamado Restelo, e por ter fácil acesso pela praia, os barcos atracavam por lá.

O pastel de nata fora criado por nobres clérigos do Mosteiro dos Jerônimos, construído em 1502. Após a Revolução Liberal de 1820, o mosteiro enfrentou dificuldades econômicas e os obstáculos foram tantos que, em 1834, foi fechado. Para sobreviver, os clérigos precisaram gerar renda e decidiram, assim, vender a receita dos pastéis de nata. Entretanto, eles nunca imaginariam que a receita se tornaria o ícone de Portugal pelo mundo.

Conta uma lenda que o doceiro de Jerônimos passou a vender o pastel em uma refinaria de cana-de-açúcar próxima ao mosteiro, para os transeuntes. Assim, graças ao delicioso sabor do doce e porque Belém recebia muitos visitantes ávidos para conhecer o mosteiro e a Torre, o pastel começou a ser comercializado e muito conhecido.

No ano de 1837, com a grande procura desse requintado doce, a receita secreta começou a ser fabricada em uma instalação próxima ao mosteiro. O tempo passou e a receita do pastel de nata continuou a ser transmitida pelos mestres pasteleiros que a fabricam artesanalmente até os dias de hoje.

O pastel de Belém ficou tão conhecido e importante que, no ano de 2011, foi nomeado uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal. Na realidade, pastel de nata ou de Belém são a mesma sobremesa. A diferença está apenas no nome. Os produzidos no bairro de Belém recebem o nome do bairro, já os produzidos em outras regiões são conhecidos como pastel de nata.

Agora que você se deliciou com essa encantadora história, é chegada a hora de preparar a receita. Vamos colocar a mão na massa? Vamos ao pastel de nata!

Chef Marco Silva

B.LEM

Porções: 25
Tempo de preparo: 2h e 30min

Ingredientes:

Massa Folhada

500 g de farinha de trigo

300 ml de água

5 g de sal

400 g de margarina folhada em tabletes, em temperatura ambiente

 

Creme

500 ml de leite integral

Casca de 1 limão

1 pau de canela

60 g de farinha de trigo

500 g de açúcar refinado

250 ml de água

8 gemas

Modo de preparo:

Massa Folhada

Em uma batedeira, coloque a farinha, a água, o sal e bata por 10 minutos. Quando estiver homogênea, retire e estique sobre uma bancada lisa polvilhada com farinha. Com um rolo de macarrão, abra a massa e estique até que fique lisa e coloque o tablete de margarina no centro. Dobre como um envelope, abra a massa com o rolo novamente e repita esse processo mais duas vezes.

Reserve e deixe descansar por 30 minutos. Estique a massa novamente, enrole como um rocambole e corte em rodelas de 2 cm. Em formas próprias para pastéis ou empadas untadas com margarina, coloque as rodelas. Com os polegares, pressione o centro e espalhe até as bordas. Separe os pastéis em uma assadeira e aguarde o preparo do creme.

Creme

Dissolva a farinha em um pouco de leite. Leve o restante do leite ao fogo médio, coloque o pau de canela e a casca do limão. Ao começar a ferver, adicione a farinha e mexa bem. Quando estiver fervendo bastante, pare de mexer e apague o fogo.

Em outra panela, coloque açúcar refinado e a água no fogo médio. Após ferver, mexa por 3 minutos. Junte essa calda em fio ao leite e misture bem. Coe todo o creme e espere esfriar – caso contrário, ao adicionar as gemas, elas talharão. Junte as gemas ao creme e mexa bem. Encha as formas de massa com o creme e leve ao forno preaquecido a 250 ºC por 17 minutos. Depois, espere esfriar um pouco e desenforme. Sirva com canela.